ANSIEDADE E TREMOR NAS MÃOS

Não Por omnilife

   O que fazer quando a ansiedade causa tremores nas mãos?

 

RESPONDIDO EM 20/03/2017

Adriana de Araújo PSICOLOGIA – CRP 56802/SP

ESPECIALISTA MINHA VIDA
Olá,

O tremor nas mão é um dos sintomas comuns de quem sofre de ansiedade. Para melhorar um ou outro sintoma o ideal é a cura do problema. No caso, a busca de solução para ansiedade. Justamente pensando no melhor a indicação é para uma boa avaliação com o médico para:
– investigar o que você tem;
– entender e dar um diagnóstico;
– tratar e orientar para cura e bem estar;
– indicação para um médico especialista (se houver necessidade de algum tipo específico de tratamento e cura).
Busque sessões com um psicólogo para além de ajudar nos item acima também, construir novos caminhos de fortalecimento emocional para a cura e bem estar. Ser capaz de superar problemas, criar resiliência, aumentar auto estima faz todo a diferença na qualidade de vida que se pode ter.
Aproveito para falar alguns pontos sobre ansiedade. Existem muitas causas para alguém desenvolver respostas de ansiedade. Vou falar mais sobre o tema para que você possa escolher melhores ideias para se ajudar no processo de cura. Para poder acabar e tratar a ansiedade é importante não só entender o que é, mas como isso afeta sua vida diretamente, pois os sintomas podem variar de pessoa para pessoa. No geral, a ansiedade é a resposta a sentimentos e pensamentos que acompanham as pessoas ao longo da vida, ou seja, é algo normal, porém pode estar intensificado, causando mal estar e grande desconforto.
Ansiedade dosada é boa, em excesso faz mal. Ou seja, a ansiedade em si, não é mesmo o problema, mas a intensificação dos sintomas, sim, impedindo a pessoa de viver de forma plena e segura. É natural sentirmos ansiedade em determinados momentos, por exemplo, numa experiência nova, como uma prova, um teste, ou algo que temos que expor uma ideia ou apresentação. Mas esse sentimento é negativo ou paralisante, algo está errado. A ansiedade pode causar muitos sintomas físicos ruins, além dos emocionais que afetam a qualidade das ideias, escolhas e ações.
Muitas pessoas sentem-se ansiosa por não saberem lidar com o grau de exigência pessoal, por não conseguir organizar-se dentro do tempo necessário para as coisas e também pela preocupação excessiva com o futuro. Quem perde o foco no agora, pode ficar mais preocupado e ansioso. Pode parecer um pouco difícil tratar e se livrar de vez da ansiedade, mas com um pouco de disciplina, auto percepção, tratamento especializado, você poderá se curar e sentir-se bem melhor com isso tudo. Algumas pessoas, aprendem esse comportamento, por exemplo, com os pais, sem perceber que essa não é a melhor resposta a ser dada. Quando se está com medo, também há uma resposta de ansiedade. Assim, como a impaciência e nervosismo.
O transtorno da ansiedade generalizada, é um distúrbio caracterizado por sintomas, como:

– mente agitada;
– preocupação excessiva com o futuro;
– coração acelerado;
– tremor nas mãos;
– tremor nas pernas;
– tremor no corpo;
– expectativa negativa sobre algo;
– angústia e apreensão;
– dificuldade de controlar pensamentos acelerados;
– cansaço excessivo;
– dificuldade de concentração;
– humor alterado;
– irritação (falta de paciência) – que pode levar a brigas e desentendimentos;
– agressividade;
– rubor;
– suor excessivo;
– tensão muscular;
– dificuldade de relaxar;
– ações compulsivas e impensadas;
– ganho ou perda de peso.

O ideal é você entender quais pontos lhe causam maior preocupação. Como você lida com a ansiedade do seu dia a dia? Como você tem organizado suas ações para que possa combater a tensão?

Para alívio e cura dos sintomas, sugiro técnicas de relaxamento corporal, respiração, atividade física, hipnose, meditação, psicoterapia e uma boa avaliação com um médico ou psicólogo que será capaz de indicar um tratamento qualificado para você. Uma dessas técnicas, como a hipnose, por exemplo, ou mais quando combinadas e indicadas por um profissional qualificado surtirá efeito na cura e bem estar. 

No meu site curadalma você encontra um áudio de hipnose para uso complementar de cura da ansiedade, é um material que pode ser adquirido para atura em parceria com o tratamento feito. Sua melhora virá e os benefícios serão rapidamente sentidos.

 

Como faço pra controlar a ansiedade e os tremores que tenho nas mãos e o suor?

 
 
 

RESPONDIDO EM 28/03/2016

Dra. Evelyn Vinocur  PSIQUIATRIA – CRM 303514/RJ

ESPECIALISTA MINHA VIDA
 
Olá,
 

Tremor nas mãos e sudorese são sintomas frequentes em pessoas ansiosas, assim, para tratar desses sintomas, você precisará tratar da ansiedade em excesso.

A ansiedade é um estado emocional que faz parte das experiências da vida humana.
Ela será ‘normal’ se não causar sofrimento ao indivíduo, sendo inclusive propulsora do desempenho nas atividades diárias, como a ansiedade que deixa a pessoa alerta durante uma prova.

Em contrapartida, a ansiedade será patológica (excessiva) quando ocorrer em momentos que não se justificam ou quando for tão intensa/ duradoura que acaba interferindo com as atividades normais do indivíduo, causando-lhe sofrimento e limitação, como no caso de uma pessoa que por estar tão ansiosa não consegue se concentrar para terminar um relatório importante no trabalho.

Ou seja, os distúrbios de ansiedade são os mais comuns distúrbios psiquiátricos. Se eles persistirem, podem criar um círculo vicioso, aumentando ainda mais a ansiedade e as limitações de vida. Esta ansiedade, se não tratada precoce e corretamente, tende a cronificar e a agravar ao longo dos anos, podendo aumentar a ansiedade, tendência ao isolamento e até ao surgimento de Depressão, além de vários outros problemas emocionais e físicos (comorbidades).
*
Os sintomas mais comuns de ansiedade são:

sensação de inquietude, aceleração do pensamento, ineficiência de agir, aumento da sensação de perigo e incapacidade de se livrar dele. Impaciência, agitação, falta de atenção e concentração, dormência/formigamento/câimbra, incapacidade de relaxar, medo que aconteça o pior, atordoamento/tonteira, palpitação/aceleração do coração, pressão no peito, bolo na garganta, falta de ar, falta de equilíbrio, zumbido, boca seca, vista turva, sentir-se aterrorizado, nervoso, sufocado, assustado, com calor, suor (não devido ao calor), rubor facial, medo de perder o controle, dificuldade de respirar, tremor, indigestão/desconforto, dor/ “vazio” / “frio” no abdômen, náusea, diarréia, dor de cabeça, medo de morrer, pensamentos ruins, etc.
*
Como tratar ansiedade?

A ansiedade (patológica) pode ser tratada:

1- Com medicamentos (antidepressivos e ansiolíticos= calmantes).
O psiquiatra lança mão dos medicamentos antidepressivos, que além de tratarem a depressão, são excelentes no tratamento da ansiedade. Os medicamentos da classe dos benzodiazepínicos (calmantes) podem ser usados somente no início do tratamento.
Jamais, em nenhum momento, lançar mão da automedicação.
Procure sempre um médico de sua confiança.

2- Sem medicamentos:

a- Psicoterapias.
b- Tratamentos alternativos (exercício físico, música, acupuntura, yoga, meditação, etc.)
c- Respiração Diafragmática
d- Combinação dos tratamentos acima.
*
Cuidados gerais que devem ser tomados para amenizar a ansiedade:
 fazer uma autorreflexão para a identificação e controle dos estressores diários.
 Identificar os possíveis gatilhos que geram medo e ou ansiedade e como manejá-los
 buscar novas atitudes diante da vida
 alimentar-se de forma saudável (abolir uso de álcool, fumo etc)
 fazer atividade física (caminhada, pedalar, academia, dança, lutas, yoga, meditação etc)
 dormir direito (higiene do sono)
 proporcionar-se mais momentos de lazer/prazer
outros.

 

Fonte: www.minhavida.com.br

 

Resumo
ANSIEDADE E TREMOR NAS MÃOS
Nome do Artigo
ANSIEDADE E TREMOR NAS MÃOS
Descrição
Tremor Essencial é uma condição neurológica que interfere nos movimentos das extremidades e pode piorar durante episódios de ansiedade.
Vagner Soares | Reginaldo Meira
Nome do editor
Destaque Saúde
Logotipo do editor

Comentários